Guarda compartilhada
Psicológicos
Matérias com base
em pesquisas
Falsas denúncias
de abuso sexual
Alienação parental

GUARDA COMPARTILHADA
PSICOLÓGICOS

Melhor livro, clique para ver resenha

Guarda compartilhada - Novas soluções para novos tempos
A Dra. Maria Antonieta Pisano Mota, Psicóloga, Psicanalista, Mestre em Psicologia Clínica, e Conselheira do Instituto Brasileiro de Estudos Interdisciplinares de Direito de Família,   faz um breve histórico da Guarda de Filhos no Brasil, seguido de excelente abordagem dos benefícios e restrições da Guarda Compartilhada sob o ângulo psicológico dos filhos e genitores.
Pais: Quem precisa deles
Excelente matéria de Karl Zinsmeister, professor no "American Enterprise Institute", sobre a necessidade de ambos genitores na desenvolvimento dos filhos de pais separados. O autor faz ótima analise comparativa entre crianças criadas com e sem a presença do pai.
Com quem fico, com papai ou com mamãe
Ótimas considerações sobre as circunstâncias onde se aplica a Guarda Compartilhada, de autoria da Dra. Eliana Riberti Nazareth, psicóloga, psicanalista, terapeuta familiar, mediadora e Diretora do IBDFAM-SP
Guarda compartilhada - A importância de ambos os pais na vida dos filhos
O psicanalista Evandro Luiz Silva aborda com clareza os benefícios da participação do pai e da mãe no desenvolvimento emocional das crianças no sistema de Guarda Compartilhada. Ótima matéria para magistrados e profissionais envolvidos nos processos judiciais de separação e, especialmente, para pais e mães que se encontram nesta fase.
Parecer sobre aplicabilidade da guarda compartilhada - I
Parecer sobre a aplicabilidade da guarda compartilhada, de autoria da Dra. Leila Maria Torraca de Brito, encaminhado pela Apase à Comissão de Seguridade Social e Família do Congresso Nacional por ocasião da tramitação do Projeto de Lei 6.350/2002, que institui a Guarda Compartilhada no Brasil.
Parecer sobre aplicabilidade da guarda compartilhada - II
Parecer sobre a aplicabilidade da guarda compartilhada, de autoria da Dra. Maria Antonieta Pisano Motta, encaminhado pela Apase à Comissão de Seguridade Social e Família do Congresso Nacional por ocasião da tramitação do Projeto de Lei 6.350/2002, que institui a Guarda Compartilhada no Brasil.
Guarda Compartilhada - Priorizando o interesse dos filhos após a separação conjugal
Ótima monografia de Francyelle Seemann Abreu, Assistente Social, por ocasião da conclusão do curso de Serviço Social na Universidade Federal de Santa Catarina, em julho/2003,  abordando a Guarda Compartilhada sob os aspectos jurídicos, sociais e familiares, com ênfase neste último, baseada em entrevistas com genitores que a praticam.

Os efeitos do tipo de guarda, compartilhada ou exclusiva – legal ou de fato - na dinâmica da criança:  estudos de casos

Excelente dissertação do psicanalista Evandro Luiz Silva apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Curso de Mestrado, da Universidade Federal de Santa Catarina.
Nessa dissertação, o Dr. Evandro demonstra, com exemplos reais, que guardas monoparentais legais se transformam em guardas compartilhadas de fato quando existe bom senso entre o ex-casal em relação aos filhos, e que este comportamento é essencial para a prática da guarda compartilhada. Um trabalho científico bem fundamentado de leitura indispensável para autoridades e profissionais da área conduzirem as situações de conflito para a Mediação Familiar.
Impasses na condição da guarda e da visitação - O palco da discórdia
Excelente estudo dos comportamentos dos genitores após a separação que praticam o sistema de guarda única e visitação quinzenal, e sua correlação com o artigo 1584 do novo Código Civil, que estabelece que a guarda será atribuída a quem revelar melhores condições de exercê-la, baseado em pesquisas realizadas pela UERJ.
De autoria de Dra. Leila Maria Torraca de Brito, Doutora em Psicologia e Professora Adjunta do Instituto de Psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Leitura indispensável
Tese sobre a exclusão do pai
O autor, Nelson Zicavo Martinez, Psicólogo, Master em psicologia clínica e docente da Universidade de Bio-Bio - Chile, aborda com muita propriedade os fundamentos que vinculam a figura maternal à mulher, e suas conseqüências na figura paternal após o divórcio.
Disponível em espanhol e em português.
Quando os filhos ficam com o pai
Excelente matéria da psicanalista Eliana Riberti Nazareth sobre o mito do amor materno. De forma clara e objetiva a autora argumenta que o amor filial, à semelhança de outras vinculações afetivas, é construído na intimidade das relações cotidianas. Recomendado para todos os envolvidos nas separações, especialmente magistrados.
Filhos de pais separados
Ótimo artigo com os cuidados básicos com os filhos nas separações, publicado no Site WWW.TOPGYM.COM.BR
A separação do casal e as conseqüências dos tipos de guardas na vida dos filhos
Ótima consideração sobre as conseqüências da guarda monoparental e conjunta ou compartilhada , elaborada pelo Dr. Evandro Luiz Silva, psicanalista e especialista no assunto.
Não fique com raiva
Ótimo artigo traduzido do Site do Conselho dos Direitos da Criança, nos Estados Unidos, sugerindo comportamentos sensatos de ambos genitores por ocasião da separação
A Guarda Compartilhada sempre existiu
 A guarda dos filhos sempre foi habilmente compartilhada com avós, parentes, babá, empregada, vizinhos, escola ou mesmo com qualquer dos dois genitores quando em férias ou perda do emprego, sem causar qualquer polêmica, mas no momento da ruptura conjugal é que surgem as grandes divergências. De Autoria da advogada Marie Claire Libron Fidomanzo*
Sobre Guarda Compartilhada
 Breve comentário do psicanalista José Inácio Parente sobre os benefícios da guarda compartilhada e os prejuízos da guarda unilateral, e um alerta para magistrados e advogados não subordinarem o Direito dos filhos em continuarem tendo pai e mãe, às conveniências de um deles.

Ir para página inicial: www.apase.org.br