Guarda compartilhada
Psicológicos
Matérias com base
em pesquisas
Falsas denúncias
de abuso sexual
Alienação parental

MATÉRIAS COM BASE EM PESQUISAS

 

Melhor livro, clique para ver resenha

Pesquisa nos Estados Unidos sobre comportamento de crianças criadas sem a presença de um pai.
Excelente pesquisa do Departamento de Serviços Humanos e Sociais dos Estados Unidos da América do Norte, veiculada no Site do Conselho dos Direitos das Crianças (Children's Right's Council) daquele País, onde se comprova vários efeitos prejudiciais em crianças decorrentes da falta de um pai em suas vidas. 
 
Pesquisadores salientam a importância da presença paterna
Excelente matéria publicada na Revista Saúde, edição de setembro/2000, de pesquisadores brasileiros (Universidade Estadual Paulista) e americanos (Universidade de Maryland), sobre a importância da presença paterna no desenvolvimento dos filhos.
 
A nova produção independente
Excelente reportagem sobre os danos causados pela ausência do pai, com comentários sobre a "Produção Independente". Jornal O Globo, edição de 29/08/1999, da repórter Márcia Cezimbra.
Sinopse de livros - Seleção com pesquisas
Sinopses de livros de vários autores dos Estados Unidos que pesquisaram os efeitos da presença de ambos os pais no desenvolvimento emocional dos filhos de pais separados que vivem sob o regime de Guarda Compartilhada. 
 
Estudo aponta a custódia conjunta como a melhor opção para filhos de divorciados
Excelente reportagem de Karen S. Peterson, traduzida por Danilo Fonseca, comparando pesquisas entre crianças criadas em famílias intactas, com guarda compartilhada e com guarda única, publicada na Folha de São Paulo em 26/03/2002. 
Meio a meio - Lembraram de mim
Reportagem do Jornal "Folha de São Paulo", edição de 15/08/1999, com excelentes exemplos de Guarda Compartilhada com sucesso.
 
Um novo jeito de viver a separação
Excelente reportagem do jornal O Globo sobre Guarda Compartilhada, e sobre os prejuízos causados às crianças manipuladas por um dos genitores, com opiniões de juízes e psicanalistas. Leitura indispensável.
Divórcio não traz felicidade
Entrevistas com um grupo de 5.232 adultos casados, propensos a se separarem, questionados em 1980 e depois, com o mesmo grupo, em 1985, concluíram que aqueles que não se separaram encontraram a felicidade (...), conforme pesquisa realizada pala Universidade de Chicago, EUA
A não participação da figura paterna na vida escolar do filho - Repercussões sobre o seu desenvolvimento
Estudo realizado em escola do Distrito Federal, onde se comprova maior participação de pais separados no desenvolvimento escolar de seus filhos, uma das práticas inerentes ao exercício da Guarda Compartilhada, de autoria de Joana d'Arc Cardoso dos Santos, Assistente Social e estudante do 7o. semestre de Psicologia e Nilce Rodrigues de Lima Severino, estudante do 7o. semestre de Psicologia.
Minha casa, sua casa
Ótima reportagem da Revista Crescer (Edição de janeiro de 2005) de guarda unilateral que se transformou em guarda compartilha, alertando que genitores separados não devem usar as diferenças de opinião sobre a educação dos filhos como desculpa para brigar, e que as crianças necessitam de regras em ambos os lares, com exemplos reais.
Gravidez de meninas de 10 a 14 anos cresce 93%
Reportagem do jornal "O Estado de São Paulo", baseada em pesquisa do IBGE, onde se comprova que meninas sem um pai em suas vidas têm mais propensão a gravidez precoce
Amor paterno é importante para o desenvolvimento infantil
Artigo baseado em pesquisa onde se constatou que a ausência do amor materno e a do amor paterno estão associadas de modo semelhante à falta de auto-estima, à instabilidade emocional, à introspecção, à depressão e à ansiedade da criança, com risco de surgirem problemas de agressividade, dependência de drogas, álcool, e delinqüência.

Ir para página inicial: www.apase.org.br